A presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou na madrugada deste sábado (27) que 60% do fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido em La Guaira, estado mais afetado pelos terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que atingiram o país na última quarta-feira (24). Segundo ela, a prioridade do governo continua sendo o resgate de pessoas que permanecem sob os escombros.
Em pronunciamento no posto de comando central da operação, Rodríguez afirmou que as primeiras 72 horas após a tragédia são decisivas para salvar vidas. “O mais estratégico é o processo de resgate das pessoas que ainda estão vivas. Essa é a nossa prioridade”, declarou. A presidenta interina também informou que equipes trabalham para restabelecer o abastecimento de água e garantir o fornecimento de alimentos à população atingida.
Rodríguez anunciou ainda que novas missões internacionais de resgate devem chegar ao país nas próximas horas. Segundo ela, dez países se juntarão às operações entre este sábado e domingo, reforçando as equipes estrangeiras que já atuam na Venezuela.
A tragédia já deixou 920 mortos e 3.360 feridos, conforme o balanço mais recente divulgado pelas autoridades venezuelanas.
Segundo estimativa apresentada neste sábado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), até 6,76 milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelos terremotos de 24 de junho. O cálculo considera análises populacionais e de danos e inclui cerca de 2 milhões de habitantes de Caracas.
Desde os terremotos de quarta-feira, foram registradas mais de 300 réplicas, que atingiram principalmente os estados de La Guaira e Caracas, além de causar danos em Aragua, Miranda, Carabobo, Falcón e Yaracuy. Um novo sismo registrado na noite de sexta-feira (26) atingiu magnitude de 4,7, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Acesso restrito a La Guaira
Para facilitar os trabalhos de busca e atendimento às vítimas, o governo restringiu desde a noite de sexta-feira o acesso de civis a La Guaira. O ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, explicou que a medida busca evitar congestionamentos que dificultam a circulação de ambulâncias e veículos de emergência.
De acordo com Cabello, voluntários e profissionais que desejarem atuar na região deverão se registrar previamente no centro logístico instalado no Poliedro de Caracas e seguir os protocolos definidos pelas autoridades. Mais de 14 mil militares e policiais foram mobilizados para controlar os acessos, garantir a segurança e apoiar as operações de resgate.

O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, também pediu que a população evite se deslocar até La Guaira. Segundo ele, a melhor forma de colaborar é não sobrecarregar as vias de acesso, permitindo o trânsito das equipes de emergência e o transporte de pacientes.
Brasil amplia ajuda humanitária com três voos da FAB
O Brasil está entre os países que reforçaram a resposta internacional aos terremotos na Venezuela. O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB), autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, levou uma missão humanitária composta por bombeiros, agentes da Defesa Civil Nacional, especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e equipamentos para busca e resgate de vítimas.
Na manhã deste sábado, um segundo voo partiu do Rio de Janeiro com um hospital de campanha da Marinha, 100 purificadores de água com capacidade para tratar até 5 mil litros por dia cada e 48 militares para ampliar o atendimento às vítimas e auxiliar na recuperação da infraestrutura básica.
Um terceiro voo está programado para a tarde deste sábado, com medicamentos, insumos médicos e novos equipamentos destinados às operações de resgate.

