‘Sou atriz, tenho que dar conta’: Zezé Motta relata desafio de estrear seu primeiro monólogo, inspirado em Maya Angelou

Publicada em

Assumir o primeiro monólogo da carreira não foi um processo simples para Zezé Motta. Ao receber o roteiro da peça Vou fazer de mim um mundoa artista conta que se emocionou profundamente e, por um momento, duvidou de si. “Eu chorei muito e falei, ‘não vou dar conta’”, relembra, em entrevista ao programa Bem Viver do Brasil de Fato. Mas, entre adaptações do diretor do espetáculo, Elissandro de Aquino, e sua própria convicção, ela encontrou o caminho para encarnar a escritora Maya Angelou (1928-2014) no palco.

“Foi preciso que ele (Elissandro de Aquino) fizesse uma adaptação, desse uma suavizada (no roteiro) para eu conseguir. Enquanto ele suavizava, eu estava na preparação. Aí eu reli e falei: ‘Eu sou atriz, tenho que dar conta’. E deu tudo certo”, relata. Aos 81 anos, com 14 álbuns lançados, mais de cem personagens na TV e no cinema e mais de 30 prêmios, Zezé encara agora esse novo desafio no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo.

O espetáculo, em cartaz até o dia 30 de novembro na capital paulista, adapta o clássico Eu sei porque o pássaro canta na gaiolaprimeiro volume da autobiografia de Angelou, publicado em 1969. A obra apresenta um retrato da vida da população negra nos Estados Unidos sob a segregação racial das décadas de 1930 e 40.

Zezé diz que foi especialmente tocada pela trajetória da escritora. “O que mais me impressiona na Maya Angelou é a capacidade que ela teve de recuperar-se depois de tanta dor, sofrimento, discriminação, humilhação”, afirma. “Dar a voltar por cima depois de um estupro, com oito anos, é impressionante. E ela cumpre a promessa, que é o titulo da peça: ‘vou fazer de mim um mundo’. Hoje ela é respeitadíssima no mundo inteiro”, observa.

Além de Angelou, a atriz homenageia no palco grandes figuras da cultura e da resistência negra no Brasil, como a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a cantora Elza Soares (1930-2022), a vereadora Marielle Franco (1979-2018) e o ator Abdias do Nascimento (1914-2011). “Eu acho que essas pessoas merecem um reconhecimento, merecem ser homenageadas. E já que eu tenho esse espaço, essa possibilidade, para mim é uma honra”, diz.

Serviço:

Espetáculo Vou fazer de mim um mundo

  • CCBB SP – Teatro
  • Sextas, 19h | Sábados e domingos, 17h
  • R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
  • Ingressos

E tem mais…

Neste episódio especial pelo Mês da Consciência Negra, que foi ao ar excepcionalmente na quinta-feira, o Bem Viver traz também a série especial da África, que, desta vez, foi para Gana para conhecer o povo Tabon, descendentes de brasileiros que cruzaram o Atlântico de volta à terra ancestral. Uma história de identidade preservada através da música, culinária e devoção.

A COP30 e Cúpula dos Povos acabam nesta semana, mas o povo segue na luta pelo planeta. Representando quatro continentes, lideranças sociais de 21 países visitaram o assentamento Abril Vermelho do MST, no município de Santa Bárbara(PA), que mostra o caminho da agroecologia para recuperar áreas degradadas e adiar o fim do mundo.

A chef Gema Soto traz uma deliciosa receita de croquete de Calabresa sem farinha.

E a Marcha das Mulheres Negras pelo Bem Viver, ocupa Brasília, no dia 25 de novembro, e deixa seu recado no programa

Quando e onde assistir?

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado às 13h, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado às 13h; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Na TV Brasil (EBC), sexta-feira às 6h30.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.

Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil de Fato. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. Além de ser transmitido pela Rádio Agência Brasil de Fato.

O programa conta também com uma versão especial em podcast, o Conversa Bem Viver , transmitido pelas plataformas Spotify, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.

Source link