A PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) realizounesta terça-feira (10), uma operação contra o tráfico de drogas na comunidade Cesar Maiaem Vargem Grande, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo conter a atuação de criminosos ligados a um grupo que se autodenomina “Equipe Caos”.
De acordo com a corporação, oito suspeitos foram presos durante a operação. Entre eles, está um homem apontado como responsável por articular invasões do CV (Comando Vermelho) às comunidades do Camorim e Asa Branca. Dois fuzis foram apreendidos.
A ação foi conduzida pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais), com apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar. Informações de inteligência indicaram que o grupo teria participado recentemente de um ataque à Favela do Rolaem Santa Cruz, e planejava novas incursões nas comunidades do Camorim e Asa Branca.
Entre os presos está Willians da Silva Santos de Almeida, conhecido como “Lilinho”, apontado pela polícia como principal articulador das invasões. Segundo a PM, ele possui antecedentes por roubo, tráfico de drogas e homicídio.
Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) apontam que, em 2024, o Estado do Rio registrou a apreensão de 920 fuzis, o maior número desde o início da série histórica, em 2007. O total representa aumento de 25,7% em relação ao ano anterior e equivale a uma média superior a dois fuzis apreendidos por dia.

