Baiana System puxa coro para Lula e pede ‘Sem Anistia’ em Salvador

Publicada em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, foram contagiados pelo Carnaval de Salvador neste sábado (14). Nas redes sociais, o presidente compartilhou um vídeo em que sua presença é comemorada pelo público presente, e ele, aos 80 anos, aparece no camarote, pulando ao som de Lucromaior sucesso da banda Baiana System, no circuito de Campo Grande.

Na mesma postagem, Lula comentou a empolgação. “O povo baiano tem o molho. Ritmo. Potência. Axé. É impossível ficar parado. É uma energia que só vindo aqui pra saber o que é”, declarou.

A música do álbum Duas Cidades é uma crítica à especulação imobiliária, à privatização do espaço público e às desigualdades sociais nos espaços urbanos. Na sequência, a banda puxou um coro em favor do presidente da República e emendou com o pedido de “Sem anistia”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também subiu ao trio do Baiana e cantou alguns de seus maiores sucessos, além de fazer uma saudação ao presidente, que acompanhava a apresentação do camarote do governo do Estado, atualmente comandado por Jerônimo Coelho (PT). Ela também falou da importância do incentivo à cultura feito pelos governos Lula.

Recife e Rio de Janeiro

Na manhã deste sábado (14), o presidente Lula acompanhou o desfile do bloco mais tradicional de Recife e o maior do mundo, de acordo com Guinness Book: o Galo da Madrugada. Esta é a primeira vez que um presidente em exercício participa de um desfile do bloco. Criado em 1978, o Galo da Madrugada homenageou, em 2026, o arcebispo de Olinda e Recife durante a ditadura militar, Dom Helder Câmara; e a médica Nise da Silveira, responsável por oferecer um novo modelo de tratamento a pacientes psiquiátricos no país.

“Acompanhei hoje o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, uma das maiores manifestações populares do nosso país. A força do Carnaval pernambucano, do frevo ao maracatu, e a energia das pessoas nas ruas são marca registrada da nossa cultura”, escreveu Lula, em uma postagem.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), Lula, Janja e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), em camarote do Galo da Madrugada, no Centro de Recife / Ricardo Stuckert/Presidência da República

Neste domingo (15), Lula segue para o Rio de Janeiro, onde assiste ao primeiro dia de desfiles das escolas de samba da elite do Carnaval carioca. A primeira escola, estreante do Grupo Especial, é a Acadêmicos de Niterói, responsável pelo samba-enredo que homenageará o presidente. A letra trata tanto da trajetória de vida quanto política do atual presidente.

Source link