A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos deve realizar votações cruciais nesta terça-feira (3) sobre um pacote de financiamento que encerraria a paralisação parcial em curso no governo.
O governo dos EUA entrou em uma paralisação no sábado (31), depois que o Congresso não conseguiu aprovar um acordo para manter o financiamento de uma ampla gama de operações antes do prazo final da meia-noite de sexta (30).
Não está claro se o presidente da Câmara, Mike Johnson, tem apoio suficiente dos republicanos para aprovar o projeto de lei já aprovado pelo Senado, que garante o financiamento de grande parte do governo federal até o final de setembro.
O acordo, apoiado pelo líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e pelo presidente Donald Trump, financia o Departamento de Segurança Interna por apenas duas semanas, permitindo negociações de longo prazo sobre a aplicação das leis de imigração federais.
Na segunda-feira (2), Trump afirmou que os líderes do Congresso estão perto de uma “solução” para a paralisação parcial do financiamento federal.
“Acho que eles estão bem perto de uma resolução”, declarou ele do Salão Oval, apontando que havia conversado recentemente com Johnson e com o líder republicano no Senado, John Thune.
A deputada Anna Paulina Luna, republicana da Flórida, e cerca de meia dúzia de outros conservadores haviam prometido bloquear o projeto de lei de financiamento se Johnson não concordasse em anexar o projeto de lei deles, que endureceria as restrições ao voto nos EUA, incluindo a exigência de comprovação de cidadania.
Trump tem apoiado a aprovação de leis mais rigorosas de identificação do eleitor. Mas ele destacou, na véspera da votação crucial na Câmara, que quer aprovar o projeto de lei de financiamento do governo “sem alterações” e assiná-lo rapidamente para evitar “outra paralisação longa, inútil e destrutiva” para o país.
A Câmara deve começar a votar por volta das 13h15, pelo horário de Brasília, sobre a aprovação ou não do projeto de lei de financiamento.
Se aprovado, o projeto será debatido na Câmara.
A Câmara deve considerar a aprovação final do projeto de lei de financiamento às 15h, pelo horário de Brasília.

