EUA matam mais 11 pessoas em novos ataques a barcos; total de mortos passa de 100

Publicada em

O Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos informou nesta terça-feira ter matado 11 pessoas em ataques contra três barcos no Oceano Pacífico, realizados na noite de segunda-feira (16). Os militares acusam, sem provas, que os tripulantes dos barcos faziam parte de grupos traficantes de drogas, sem detalhar que grupos seriam esses.

Não foram informadas as identidades e nacionalidades dos mortos, nem a localização exata dos ataques. Todas as vítimas seriam homens. Quatro homens foram assassinados em um barco, no Pacífico Oriental; outros quatro em uma segunda embarcação, na mesma região;
E mais três em outro barco, no Caribe.

O governo de Donaldo Trump determinou a realização destes ataques em setembro de 2025, em meio às pressões contra o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela. Os militares estadunidenses já realizaram mais de 30 ataques contra embarcações no Oceano Pacífico e no Caribe.

Desde o início dessas operações, mais de 100 pessoas foram mortas, mas não há registros oficiais desses números.

As ações são questionadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), países latinoamericanos e por especialistas em segurança e terrorismo. O governo Trump nunca apresentou provas de que os barcos atacados e as pessoas mortas integrassem redes de tráficos de drogas.

Source link