Fundo Brasil lança concurso para destacar imagens que retratam transformações sociais

Publicada em

O Fundo Brasil de Direitos Humanos abriu as inscrições para o Concurso Fotográfico 2025 – Direitos Humanos e Transformação Socialque chega à sua sexta edição. A proposta é celebrar a arte da fotografia e divulgar o trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos em todo o país.

“Pensamos como a fotografia pode ajudar a comunicar as pautas de direitos humanos. A fotografia, a comunicação com um uso estratégico”, explica Airan Albino, assessor de comunicação do Fundo Brasil e organizador do concurso. Segundo ele, a iniciativa busca unir estética e denúncia. “Pensamos, claro, na beleza da fotografia, mas na importância que ela pode ter ao denunciar alguma coisa séria, alguma coisa que nem todo mundo viu”, complementa.

O concurso é aberto a fotógrafos de todo o país e conta com duas categorias: uma voltada às organizações apoiadas pelo Fundo Brasil e outra de participação geral, para qualquer pessoa interessada em registrar pautas ligadas aos direitos humanos. As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro, por meio do site do Fundo Brasilonde estão disponíveis o regulamento e as fichas necessárias.

Cada participante pode enviar até cinco imagens, acompanhadas de uma ficha de autorização de uso e um breve texto explicando a relação do autor com o tema. As fotos selecionadas passarão a integrar o acervo do Fundo Brasil, que já reúne mais de 1.500 imagens de manifestações e denúncias de povos indígenas, movimento LGBT+, enfrentamento ao racismo e outras causas.

“O nosso objetivo é mostrar que as pessoas que estão nos seus territórios produzem conteúdos muito bons. Queremos valorizar a importância dessas imagens”, afirma Albino.

Serviço

Concurso Fotográfico 2025 – Direitos Humanos e Transformação Social

  • Prazo de inscrição: até 20 de outubro
  • Como participar: site Fundobrasil.org.br
  • Limite: até 5 fotos por participante

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de FatoAssim, 98,9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Source link