A segunda rodada de negociações nucleares indiretas entre Irã e Estados Unidos ocorrida em Genebra, nesta terça-feira (17), finalizou com pouco mais de quatro horas de discussão, no consulado de Omã.
Segundo o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, Teerã e Washington avançaram no entendimento sobre os principais temas.
“Houve avanços positivos em comparação com a última rodada. As duas partes trabalharão nos documentos para um possível acordo e os trocarão. Isso não significa que chegaremos a um acordo em breve, mas o caminho já começou”, afirmou.
Ele informou que “não foi definida uma data específica” para uma terceira rodada de negociações. “Ficou acordado que ambas as partes trabalhariam mais em versões preliminares dos textos para um possível acordo, após o qual as versões seriam trocadas e uma data para uma terceira rodada seria definida”, explicou.
A delegação iraniana foi liderada por Araghchi, enquanto a norte-americana, contou com as presenças do enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e do genro do presidente norte-americano, Jared Kushner.
Ambas as delegações realizaram reuniões separadas com o Ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Al Busaidi, antes de trocarem notas por meio dos mediadores.
Papel da AIEA
Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, “assim como na rodada anterior, as delegações iraniana e americana realizaram conversas com a delegação omanita e expressaram seus pontos de vista”.
Na terça-feira (16), Baqaei disse que a rodada em Genebra se diferenciou das anteriores pela interlocução direta entre o chanceler iraniano e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi.
“Qualquer acordo alcançado envolverá responsabilidades para a AIEA como um órgão técnico internacional reconhecido na área de não proliferação. No acordo anterior, o papel da agência foi claramente definido e delineado em várias seções e etapas”, salientou.
As negociações indiretas entre o Irã e os Estados Unidos foram retomadas em 6 de fevereiro em Mascate.

