O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar por Recife, Salvador e Rio de Janeiro durante o feriado de Carnaval, segundo previsão informada pelo Palácio do Planalto.
Nesta sexta-feira (13), Lula desembarca no Recife e, no sábado (14), participa do desfile do Galo da Madrugada, no centro da capital pernambucana. O bloco reúne entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas e é citado pelo Guinness Book como o maior do mundo. O presidente deve acompanhar a saída do trio em camarote oficial ao lado do prefeito João Campos (PSB) e da governadora Raquel Lyra (PSD).
Ainda no sábado, Lula segue para Salvador. Na capital baiana, acompanha a programação de Carnaval em espaço oficial do governo do estado ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Também está prevista a participação na saída do bloco Trio da Cultura, ligado à ministra Margareth Menezes.
Em seguida, o presidente vai ao Rio de Janeiro. Na Marquês de Sapucaí, deve assistir ao desfile das escolas de samba do grupo especial, incluindo a apresentação da Acadêmicos de Niterói, que leva para a avenida um samba-enredo sobre a trajetória política de Lula, na noite de domingo (15). O prefeito Eduardo Paes (PSD) deve acompanhar o presidente.
A oposição no Congresso Nacional tenta barrar o desfile da escola que homenageará o petista no sambódromo. Os partidos Novo e Missão ingressaram com uma ação contra o desfile no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposta propaganda eleitoral antecipada. O Novo alegou que o desfile teria caráter de pré-campanha. A relatora, ministra Estela Aranha, no entanto, afirmou que não é possível conceder a liminar antes da ocorrência dos fatos, sem descartar análise futura.
A previsão é que Lula retorne a Brasília na segunda-feira (16). Na terça-feira (17), o presidente embarca para viagem à Índia e à Coreia do Sul, prevista para ocorrer entre 18 e 24 de fevereiro.

